Termogênicos: Queimadores de gordura tem efeito mágico?

BARRIGA 2

Os termogênicos são substâncias que aumentam a temperatura corporal, pois fazem o organismo gastar mais energia, favorecendo uma melhor utilização das fontes energéticas primárias, carboidratos, acelerando o metabolismo, propiciando ai a queima de gordura.

Como exemplos de termogênicos temos: Caféina, chá verde, guaraná, taurina. Alguns alimentos que tem efeito termogênicos: pimenta vermelha, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, canela, dentre outros.

O grande problema é que a indústria está colocando alguns aditivos como a efedrina, um ativo que  acelera o metabolismo, mas causa uma série de efeitos colaterais como taquicardia e pressão alta.

A L-carnitina é um aminoácido que aceleraria a queima de gordura, mas sua eficiência foi contestada  por alguns estudos, porém outros estudos com ela continuam sendo desenvolvidos, pois sua aplicação tem tudo para ser perfeita.

A ansiedade pelo emagrecimento, perda de gordura localizada e definição do corpo com diminuição de percentual de gordura de forma rápida  está levando muitas pessoas ao uso abusivo de Fat Burners ou queimadores de gorduras.

É importante lembrar que o efeito real dos termogênicos é alcançado quando nosso organismo está funcionando sem carências nutricionais, quando está em homeostase. A má alimentação, rica em alimentos refinados, em açúcares, pobre em fibras, rica em sódio (embutidos em geral, enlatados, conservas, sal), com uma proporção aumentada de ômega 6 e em gordura saturada propicia a intoxicação do organismo, com radicais livres, “toxinas” acima da quantidade fisiológica, ocasionando um estresse oxidativo nas células do organismo.  Essa grande quantidade de “toxinas” no nosso organismo impede o bom funcionamento do intestino, que é onde ocorre a maior absorção dos nutrientes, além de impedir a quebra eficaz das más gorduras!

A queima eficaz de gorduras além de está associado à alimentação saudável está ainda relacionada à pratica de atividade física, visto que esta também aumenta o metabolismo.

O uso de termogênicos em quantidades adequadas, associado a uma alimentação saudável  e à prática de atividade física favorecem o desempenho no treino, reduzem a massa corpórea e as gorduras, no entanto seu consumo  exacerbado em  quantidade inadequadas pode ocasionar: Taquicardia, dilatação da pupila, aumento da pressão arterial, aumento da freqüência  cardíaca, tremores,  ansiedade, nervosismo, alucinação, insônia, problemas no estômago, dentre outros.

O termogênico não possui efeito mágico!

Procure uma Nutricionista!

manu com foto

About these ads

Tags:, ,

Categorias Sem categoria

Raspando o Prato nas redes

Subscribe to our RSS feed and social profiles to receive updates.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.651 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: