Termogênicos: Queimadores de gordura tem efeito mágico?

BARRIGA 2

Os termogênicos são substâncias que aumentam a temperatura corporal, pois fazem o organismo gastar mais energia, favorecendo uma melhor utilização das fontes energéticas primárias, carboidratos, acelerando o metabolismo, propiciando ai a queima de gordura.

Como exemplos de termogênicos temos: Caféina, chá verde, guaraná, taurina. Alguns alimentos que tem efeito termogênicos: pimenta vermelha, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, canela, dentre outros.

O grande problema é que a indústria está colocando alguns aditivos como a efedrina, um ativo que  acelera o metabolismo, mas causa uma série de efeitos colaterais como taquicardia e pressão alta.

A L-carnitina é um aminoácido que aceleraria a queima de gordura, mas sua eficiência foi contestada  por alguns estudos, porém outros estudos com ela continuam sendo desenvolvidos, pois sua aplicação tem tudo para ser perfeita.

A ansiedade pelo emagrecimento, perda de gordura localizada e definição do corpo com diminuição de percentual de gordura de forma rápida  está levando muitas pessoas ao uso abusivo de Fat Burners ou queimadores de gorduras.

É importante lembrar que o efeito real dos termogênicos é alcançado quando nosso organismo está funcionando sem carências nutricionais, quando está em homeostase. A má alimentação, rica em alimentos refinados, em açúcares, pobre em fibras, rica em sódio (embutidos em geral, enlatados, conservas, sal), com uma proporção aumentada de ômega 6 e em gordura saturada propicia a intoxicação do organismo, com radicais livres, “toxinas” acima da quantidade fisiológica, ocasionando um estresse oxidativo nas células do organismo.  Essa grande quantidade de “toxinas” no nosso organismo impede o bom funcionamento do intestino, que é onde ocorre a maior absorção dos nutrientes, além de impedir a quebra eficaz das más gorduras!

A queima eficaz de gorduras além de está associado à alimentação saudável está ainda relacionada à pratica de atividade física, visto que esta também aumenta o metabolismo.

O uso de termogênicos em quantidades adequadas, associado a uma alimentação saudável  e à prática de atividade física favorecem o desempenho no treino, reduzem a massa corpórea e as gorduras, no entanto seu consumo  exacerbado em  quantidade inadequadas pode ocasionar: Taquicardia, dilatação da pupila, aumento da pressão arterial, aumento da freqüência  cardíaca, tremores,  ansiedade, nervosismo, alucinação, insônia, problemas no estômago, dentre outros.

O termogênico não possui efeito mágico!

Procure uma Nutricionista!

manu com foto

About these ads

Tags:, ,

Categorias Palavra de especialista

Raspando o Prato nas redes

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 479 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: