Jardim do Alchymist

Rota comercial intensa entre as penínsulas do sul da Europa, ocidente asiático e o norte da África, o Mar Mediterrâneo é um elo que une essas diferentes culturas e nos presenteia hoje com os frutos da culinária desenvolvida na região.

Jardim do Alchymist

Terra fértil em especiarias, azeites e vinhos, o berço mediterrâneo se comunica muito bem com a cozinha italiana, que nos dá suas massas, sua cultura, que aqui desembarcando, passando pelas mãos do chef italiano Danilo Allochis, viram obras de arte e em Fortaleza encontram morada.

Propondo oferecer o melhor da cozinha mediterrânea, O Restaurante Jardim do Alchymist, inaugurado no fim de 2012 pelo empresário Giorgio Bonelli, presenteia a cidade com um lugar mágico. A ambientação de extremo bom gosto, dispõe de mesas charmosas no seu belo jardim de entrada, outras também ao ar livre com ar mais rústico, um salão climatizado, bar e uma tenda árabe, ideal para eventos. A decoração possui também elementos pernambucanos e de Minas Gerais e nos chamou a atenção pela elegância e requinte dispostos de forma convidativa, aconchegante e nada intimidadora, como se talvez imaginasse.

Na ocasião fomos servidos pelo próprio chef que nos explicou cada prato, apresentando-os em versões reduzidas. No entanto, é notório que a casa prima pelo serviço além de atencioso, cordial e nos faz esquecer o tempo lá fora e apreciar cada momento deste Jardim.

Nossa saga começa com um Rossini (espumante com morango), sugestão do nosso maitre. A bebida é refrescante, deliciosa e perfeita para acompanhar nossa entrada.

Rossini

De entrada, presunto de parma acompanhado por grissinis (bastões de pão, leves e crocantes) com tomate seco e queijo parmesão.

entrada alchy

E que tal uma folha de rúcula empanada e crocante? Juntaram-se a nós como uma grata surpresa.

rúcula empanada

Para acompanhar os pratos principais, nos foi servido uma bela garrafa de espumante rosé italiano, Feudi Bottura.

Um dos destaques da noite foi o Rosbife de picanha, apresentado em fatias bem finas e servido com alface, rúcula e molho de atum. Um casamento improvável e surpreendente de tão saboroso.

rosbife de picanha

Outro destaque foi o Purê de bacalhau com biscoito de parmesão. Servido elegantemente em uma taça, com azeitonas e pistaches picados no fundo, cobertos pela torta de batatas, purê de bacalhau e azeite. Coroando o prato, o biscoito de parmesão, que dá um tom de divindade a esse prato tão delicado que saboreamos lentamente cada garfada.

purê de bacalhau

Um prato muito delicado e saboroso é o Tortino de espinafre com ovo poché e fondue de parmesão.

espinafre

Os últimos pratos mostraram a versatilidade da cozinha italiana adaptada ao paladar cearense, utilizando ingredientes da nossa terra.

Ravióli de carne de sol e creme de alho poró. A massa caseira do Jardim do Alchymist perfeitamente cozida, com o recheio saborosíssimo da nossa carne de sol. Algum colorido ou um quase nada mais de sal, poderiam ter realçado mais o prato.

ravióli

O Filé de sirigado, cozido lentamente, em baixa temperatura, no azeite de oliva extra virgem, é um prato completo em sabores e texturas. O aroma da folha de louro, o sabor e textura do peixe, firme e delicado, unem-se ao purê aveludado de cenoura. Um tiro certeiro, que se não me impressionou visualmente, acertou em cheio no sabor e elegância.

sirigado

Enfim, a sobremesa.

Sorvete de tangerina, de pré-sobremesa. Doce na medida certa, cítrica e gelada, perfeita acompanhada de uma taça de moscatel.

sorvete de tangerina

Bavarese de canela com pera cozida no vinho tinto. Gelatinoso como um pudim, o bavarese agrega o sabor da canela à textura da pera e o aroma e sabor do vinho, nos dando uma sobremesa muito rica e prazerosa.

pera ao vinho

Por último, um digestivo e delicioso Lemoncelo produzido pelo próprio chef Danilo.

limoncelo

Os nobres ingredientes são gentilmente tratados no Jardim Alchymist, e também nosso paladar. O lugar é maravilhoso, os pratos são modernos, os temperos delicados. Saímos encantados, passando muito bem e recomendamos essa experiência a todos.

Por essa experiência gastronômica inesquecível, agradecemos ao proprietário Sr. Giorgio Bonelli, a quem desejamos todo sucesso, parabenizamos e agradecemos por ousar elevar o nível gastronômico da nossa cidade. À Ludovica Duarte, pelo contato e recepção. Ao chef Danilo Allochis e sua equipe, que nos atendeu de forma singular. Bravo!

Para conhecer mais do Jardim do Alchymist e ver as lindas fotos do local, acesse: http://www.jardimalchymist.com/

Nós recomendamos!

Anúncios

Tags:,

Categorias: Alta gastronomia, Restaurantes

3 Comentários em “Jardim do Alchymist”

  1. Beca
    18 de julho de 2013 às 8:09 #

    Excelente!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Jardim do Alchymist – Blog Raspando o Prato « Novidades | Restô Jardim Alchymist - 22 de julho de 2013

    […] Leia a matéria na íntegra no Blog Raspando o Prato, por Rafaella Botelho e Thiago Lima […]

  2. Chef Alberto Martinelli retorna ao Jardim do Alchymist com novidades | Raspando o prato - 18 de agosto de 2013

    […] falamos da excelente qualidade do restaurante Jardim do Alchymist aqui no blog (acesse aqui). Por isso, ao receber essa ótima informação, não hesitamos em compartilhar aqui com […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: