Benefícios do Café Verde

Seguindo a linha de emagrecimento, uma boa opção para esse objetivo é o café verde! Potente antioxidante!

A diferença “à olho” do café verde para o café normal preto, não é a cor e sim o fato do café verde não ser torrado. O grão do café de café verde possui como principais constituintes a cafeína, a teobromina e teofilina (parentes químicos da cafeína, que agem como estimulantes naturais), os  taninos e flavonóides (antioxidantes) e o ácido clorogênico, onde se destaca o ácido 5 cafeoilquínico.

Os estudos demonstraram que a cafeína e o ácido clorogênico presentes no café verde  podem diminuir a acumulação de gordura nas células que as depositam (adipócitos) e quando comparado com o café torrado tem um efeito superior na prevenção do aumento de peso. Além disso, alguns  compostos deste extrato (ácido feruloilquínico e o ácido neoclorogênico) aumentam a atividade  de uma enzima responsável pela oxidação de gordura no fígado. Assim, o extrato de café  verde pode ser utilizado na prevenção do fígado gorduroso.

Os ácidos clorogênicos apresentam poderosas propriedades antioxidantes, as quais  podem proteger as células do fígado (β-pancreáticas) de ‘toxinas” , ou radicais que promovam o  estresse oxidativo. O ácido melhora ainda  a  sensibilidade à insulina dos tecidos periféricos, permitindo prevenção e controle do Diabete Mellitus tipo 2. Reduzem ainda a formação do colesterol ruim (LDL).

O ácido clorogênico possui ainda a capacidade de diminuir o índice glicêmico dos alimentos, ou seja, reduz a velocidade com que essa glicose é lançada no sangue, o que está associado a uma redução da secreção  de insulina, que vai interferir no perfil das gorduras.

Em suma o café verde tem os efeitos positivos abaixo:

  • · Potente antioxidante;

• Auxilia a perda de peso;

  • · Aumenta a taxa metabólica

• Previne o fígado gorduroso;

• Influencia o humor, combatendo os sentimentos de apatia e depressão;

• Diminui a  pressão arterial

• Diurético, podendo ser usado para diminuir a retenção de líquido.

• Reduz a absorção intestinal dos açúcares (glicose), regula os níveis de açúcar no  sangue, prevenindo desta forma a acumulação subseqüente de gordura corporal, e  contribui para a libertação e decomposição de triglicérides do tecido adiposo.

Estudos sobre esse café ainda estão em andamento, portanto procure um Nutricionista antes de fazer o uso do mesmo.  O uso do café verde é apenas um coadjuvante no emagrecimento, a alimentação saudável aliada à atividade física são as peças chaves para alcançar a perda de peso com saúde!

 manu com foto

REFERÊNCIAS

Garambone, E.; Rosa, G. Possíveis benefícios do ácido clorogênico à saúde.  Alim.Nutr. Araraquara. 2007.

Gama Comércio de Importação e Expostação. Disponível em http://www.gamma.com.br/  (acesso em 3 de Novembro de 2013).

CNC – Conselho Nacional Do Café – Disponível em http://www.cncafe.com.br/conteudo.asp?id=13 – Acesso em 3 de Novembro de 2013.

Anúncios

Tags:, , , ,

Categorias: Sem categoria

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: