Massa como sobremesa é tendência gastronômica

Você já experimentou comer algum tipo de massa como sobremesa? Se a resposta for negativa, não se assuste! Você está entre uma grande parcela de brasileiros que ainda não têm o costume de degustar um dos principais pratos italianos de maneira diferente.

Conforme o chef Felipe Anziliero, coordenador do Comitê de Eventos Gastronômicos da FenaMassa 2015 – Festival Nacional da Massa – os profissionais da cozinha estão desenvolvendo novos menus com essa tendência. “Essa prática surgiu há mais ou menos dois anos. O objetivo é despertar o interesse das pessoas a sentirem sensações novas”, explica.

Ainda segundo Felipe, as sobremesas com massa harmonizam principalmente com espumantes e cervejas mais doces. São receitas simples e fáceis, com baixo custo. “Sem dúvida é possível fazer em casa para os amigos”, enfatiza Felipe.

A exatamente quatro meses do início da FenaMassa, o chef lembra que cursos e workshops antes do festival são oferecidos ao público em geral. “Ensinamos o manuseio e a preparação de pratos com esse ingrediente. O diferencial ao se fazer uma sobremesa desse tipo é que a massa é neutra, então podemos brincar com os molhos de várias formas”, completa. Frutas, caldas e chocolate podem ser utilizados como acompanhamentos. Confira abaixo duas receitas exclusivas do chef Felipe Anziliero.

Fusilli (3)

Receitas

 

PENNE DE CHOCOLATTE COM FRUTAS FLAMBADAS

 

500g penne de chocolatte (Pastifício Giulian)

30g de manteiga

200g de damasco picado

100g de uvas passas

80g de nozes

Suco de 6 laranjas

Licor contreau

 

MODO DE PREPARO

Derreta a manteiga e incorpore as frutas, em seguida com a frigideira bem quente adicione uma dose de licor e flambe. Adicione o suco das laranjas e reduza até que o molho fique consistente (aveludado) e desligue o fogo.  Cozinhe a massa, escorra, misture com o molho e sirva.

 

FUSILLI COM CALDA DE FRUTAS VERMELHAS

 

500g de fusilli

150g açúcar

200g morango

150g framboesa

100g amora

200ml água (se necessário)

Raspas de chocolate

 

MODO DE PREPARO

Em uma panela adicione as frutas, o açúcar e metade da água. Deixe cozinhar até que fique com a consistência de uma calda mais espessa. Cozinhe a massa com uma pitada de sal, escorra e coloque a calda por cima. Decore com as raspas de chocolate.

Anúncios

Categorias: Sem categoria

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: