Você sabe o que o seu pet está comendo?

Olá, pessoal! Hoje começamos um novo assunto aqui no blog: alimentação pet!

Se vocês tem/amam bichos como eu, querem que eles tenham a melhor nutrição, não é?

Quem vai falar disso pra gente é a Adália Freitas, zootecnista.

Boa leitura!

dietacachorro

_———————————————

Olá, sou a Zootecnista  Adália Freitas, estou contente por contribuir com o blog Raspando o prato para ajudar a educar os leitores sobre como a nutrição influencia na saúde e bem-estar dos animais.

Tornou-se minha missão pessoal ajudar os proprietários de pets a fazer escolhas inteligentes para a alimentação dos seus pets.  Você sabe o que o seu pet está comendo?

Diante de tantas opções de alimentos que são vendidos nos pet shops é claro que há vários fatores diferentes que motivam os consumidores para escolher determinada marca. Alguns escolhem devido ao preço, desempenho, ingredientes e, ainda, pela preferência do pet.

Assim como com os seres humanos, a dieta do seu pet determina em grande parte a sua saúde geral. Considerando as opções de hoje para a alimentação de seu animal de estimação, eu como nutriconista pet me importo em esclarecer a necessidade de uma dieta natural e equilibrada que irá refletir na saúde do seu animal.

Quem já leu os rótulos dos produtos pet food deve ter notado que está cada vez mais difícil saber o que está no saco ou na lata de comida para animais de estimação. Quando o rótulo diz ‘ frango ‘, você sabe exatamente que parte (s) do frango que contem? Então, a grande maioria das rações comerciais utilizam farinhas de subprodutos da avicultura, bovinocultura…

Não sabe o que são os subprodutos? Tudo o que não vai pros frigoríficos e freezers do supermercado (partes consumidas pelos humanos e obviamente de melhor qualidade) vira subproduto, como por exemplo: traquéia, cabeça, pulmão, intestino (não apreciados pelos humanos, barato e de baixa qualidade)…Nossos animais não foram feitos pra consumir restos e aparas de outros animais, e sim proteína de alto valor biológico.

Estes subprodutos passam por uma alta temperatura de cozimento, desnaturando proteínas que podem levar a alergias e intolerâncias alimentares, disbiose e doença inflamatória do intestino.

Se no rótulo dos alimentos para animais de estimação afirmar que contem carne como “frango” ou “cordeiro”, eles não são subprodutos. No entanto, eles ainda não são de cortes nobres, e sim sobras de carcaças e ossos. Por exemplo, quando é “frango” quer dizer que consiste em costelas, dorso, com poucos pedaços de carne realmente.

Além das fontes de proteínas usadas nas rações, existe também a inclusão de grãos como fonte de carboidratos. Cães e gatos têm necessidde nutricional para carne , ossos e legumes. Eles não têm necessidade de carboidratos ou grãos. Na verdade, na dieta ancestral  (lobos), grãos e sementes não foram consumidos , a menos que eles foram previamente digerido por sua presa. Não dá pra imaginar um cão ou lobo, indo no milharal comer uma espiga de milho. O corpo dos nossos pets não foram projetados para digerir grandes quantidades de carboidratos. Infelizmente, alimentos com adição de carboidratos podem causar obesidade, alergias e outras doenças metabólicas, e felizmente existem as rações grain free (livres de grãos) no mercado, são um pouco onerosas, mas vale a pena o investimento.  E existe também a alimentação natural caseira que nos próximos posts irei falar sobre todos os benefícios, orientações e dicas úteis de manter o seu animal saudável naturalmente através dos alimentos.

Anúncios

Tags:, , ,

Categorias: Alimentação PET

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: